SHIATSU




A pesquisa feita por Katsusuke Serizawa provou que os órgãos internos estão ligados à pele, aos tecidos subcutâneos e aos músculos por meio do sistema nervoso. Ora, essas perturbações das ações reflexas dos nervos, no funcionamento desses órgãos internos, são sensíveis na superfície da pele. E a mesma pesquisa provou, também, que o inverso é verdadeiro: estimulando um tsubo (ponto) próximo da coluna vertebral, que corresponda a um determinado nervo da espinha, desencadeia-se uma ação reflexa e pode estimular-se o funcionamento do órgão que o nervo alimenta.
O sistema nervoso tem também a ver com a explicação do papel da pressão no controle da dor, que frequentemente é causada por uma tensão cronica e imprópria nos músculos. Sem entrar em demasiadas minúcias, diremos só que há estações de comunicação nervosas que emitem mensagens para o sistema nervoso central acerca da extensão das fibras musculares e da carga que estas suportam. Por vezes, devido a movimentos habituais, a má postura ou a tensão emocional, as estações de comunicação continuam a enviar a mensagem de "aguenta aí!", mesmo quando já não existe razão para a ação originária do músculo. Um exemplo muito simples é o da mulher que usa uma mala ao ombro, sempre do mesmo lado. Ao olhá-la, descobrimos que tem um ombro mais elevado do que o outro, porque os músculos se acostumaram tanto à tensão constante necessária para aguentar a mala que ela se esqueceu de se descontrair quando a tirou do ombro.
A pressão nos pontos doridos (designados por pontos de resposta imediata) do músculo do seu ombro terá dois efeitos: em primeiro lugar abrirá os capilares, aumentando o fluxo de sangue e linfa no músculo, ajudando assim a expulsar as toxinas (como o ácido Láctico, que provoca cãibras), as quais terão contribuído para a dor, e, em segundo lugar, a pressão inibirá a transmissão de mensagens dos receptores de Golgi (que medem a tensão, ou carga, suportada pelas fibras musculares) para o sistema nervoso central. Este curto-circuito de mensagens significa que o sistema nervoso central deixará de saber que deve continuar a contrair aquele músculo, e daí o relaxamento. Tudo isto se passa sem que tenhamos disso, consciência clara. Os pontos de resposta imediata são os pontos ou áreas de extrema sensibilidade que, pressionados, provocam dores reflexas noutros locais. Tem havido uma investigação saturada sobre a teoria e o uso dos pontos de resposta imediata, descobrindo-se que a sua localização coincide, em grande parte, com a dos tsubo clássicos.
A secreção de endorfinas, os analgésicos naturais do organismo, também está envolvida nas propriedades do Shiatsu no que toca ao alívio da dor. Têm sido efetuadas algumas pesquisas em relação à acupuntura e às endorfinas, e demonstrou-se que a pressão é tão eficaz, se não mais eficaz até, do que as agulhas.
Finalmente, quando se olha para o efeito geral do Shiatsu, calmante e relaxante, temos de reconhecer o papel do sistema nervoso autonomo. Este está ligado à atividade do músculo macio e cardíaco do corpo; por outras palavras, trata das funções nervosas que normalmente se não encontram debaixo do controle da nossa consciência, como o bater do músculo cardíaco e a contração dos músculos necessários para deslocar a comida ao longo do aparelho digestivo. Os dois ramos do sistema nervoso autonomo governam a nossa reação ao que nos rodeia: o simpático trata da reação "luta ou foge", com que o nosso corpo se defende para enfrentar o stress, enquanto as funções digestivas e reprodutoras cessam; o parassimpático inverte os efeitos do simpático e provoca a descontração em ampla escala. O tipo de contacto que apoia, consola e agrada, feito no Shiatsu, estimula o ramo parassimpático do sistema nervoso autonomo, conduzindo a um estado de calma e tranquilidade.


Postagens mais visitadas deste blog

FÍGADO E VESÍCULA

Homeopatia

Os Nosódios Vivos do Dr. Roberto Costa