É melhor caminhar, andar rápido ou correr?




Vai depender de sua própria condição fisica:



O importante é estar, durante o exercício, sempre observando e respeitando os seus limites cardíacos superiores e inferiores, consultando sua pulsação a cada 05 minutos da caminhada ou corrida (com o passar do tempo você conseguirá "sentir" se está no ritmo certo ou não). O melhor é usar um monitor de frequência cardíaca, que avisará quando você sair dos limites.
Veja a tabela, encontre a sua idade e zona de treinamento, tome seu pulso para ficar dentro da zona aeróbia, onde o corpo terá maiores benefícios e boa caminhada (ou será corrida lenta?).




Como medir?


- Coloque o dedo indicador e o médio no pescoço até achar a veia carótida (logo abaixo da orelha e da mandíbula, veja a ilustração acima), conte as pulsações e confira com a tabela; Não use o dedão, somente os dedos indicador e médio.Com esta tabela você pode medir seu pulso em 6, 10 ou 15 segundos, como preferir.



Se o pulso estiver abaixo do limite inferior não haverão alterações fisiológicas significativas, aumente o ritmo das passadas, se necessário ande "trotando" ou corra que será suficiente para o aumento da pulsação.
Se estiver acima do limite superior, diminua o ritmo (você estará correndo riscos de algum acidente muscular ou cardiovascular).
Para um bom efeito, o exercício deve ser constante (sem interrupções) e ter a duração mínima de 15 min., de 3 a 7 vezes por semana.



Se quiser perder gordura, o exercício deve ter a duração maior que 30 minutos e chegar a mais de uma hora com o decorrer das semanas.



Atenção iniciantes, não há limite de tempo para você andar, respeite seus limites físicos e lembre-se que bater recordes é coisa para atletas profissionais e que isto não é um hábito tão saudável como costuma parecer na TV.




Postagens mais visitadas deste blog

FÍGADO E VESÍCULA

Homeopatia

Os Nosódios Vivos do Dr. Roberto Costa