Terapia da Polaridade

.
Sistema de cura e prevenção que utiliza a habilidade das mãos aliada a conhecimentos orientais sobre alimentação, exercício físico e meditação para re-equilibrar o estado de saúde dos pacientes. É uma terapia corporal que atua nos níveis físico e emocional, seguindo os padrões de energia do corpo humano e estimula as funções neurofisiológicas para curar e prevenir doenças.

Qual é a origem da Terapia da Polaridade ?

Por volta de 1950, estudando a medicina chinesa e indiana, Dr. Randolph Stone, quiroprático e osteopata nascido na Áustria mas radicado nos Estados Unidos, desenvolveu a Terapia da Polaridade. Ele elevou sua consciência e compreendeu os complexos mecanismos energéticos responsáveis pelo processo de cura e pela manifestação das doenças. Dr. Stone afirmava que, na verdade, a Terapia da Polaridade oferece ensinamentos e não apenas tratamentos e trabalha com a saúde e não necessariamente com a doença. Ele dizia que as pessoas deveriam ter mais responsabilidade pela própria saúde. A Terapia da Polaridade surgiu devido à insatisfação do Dr. Stone perante as técnicas terapêuticas que aprendera em sua formação profissional, que não tratavam realmente as causas das doenças, pois os pacientes retornavam, freqüentemente, para cuidar das mesmas injúrias ou de outras enfermidades subjacentes. Dr. Stone interessou-se tanto pela cultura indiana, que se estabeleceu na Índia, onde elaborou os princípios da Terapia da Polaridade.

Dr. Stone estudou as energias internas do homem e observou que estas refletem a integridade das estruturas e dos movimentos corporais. O termo Anatomia Sem-Fio do Homem foi criado pelo Dr. Stone e se refere às correntes de energia que circulam por dentro e por fora do corpo, que são essenciais para formar todos os tecidos do corpo humano a fim de realizarem o perfeito funcionamento deste. As correntes de energia são originadas por centros energéticos, chamados de chakras, presentes no corpo inteiro, principalmente, na coluna vertebral. Em cada etapa do fluxo energético corporal, os padrões de energia passam continuamente por cada um dos chakras até completarem todo o ciclo necessário para regular e harmonizar todo o sistema corpo-mente. Por isso, as correntes de energia devem atuar livremente e qualquer bloqueio ou desequilíbrio fisiológico ou energético que possa interferir no fluxo destas, causará enfermidades que tendem a se agravar no decorrer do tempo.

Quais são os benefícios da Terapia da Polaridade ?

A Terapia da Polaridade investiga e corrige as causas energéticas das doenças e promove o crescimento pessoal trazendo inúmeros benefícios para a saúde dos pacientes. Como resultado, inicia-se um processo de libertação progressiva de diversas condições patológicas que causam injúrias e limitações. A mudança na auto-estima dos pacientes torna-se evidente e a melhora da postura corporal reflete exatamente a transformação psico-fisiológica que ocorre no sistema corpo-mente. No decorrer das sessões da Terapia da Polaridade, consegue-se alcançar o alívio de dores crônicas e agudas, o equilíbrio mental e emocional, a melhora no relacionamento social e afetivo, a diminuição dos riscos de lesão por esforço repetitivo e por práticas esportivas, a melhora da estética corporal (rejuvenescimento) e o fortalecimento do sistema imunológico, além da elaboração de um programa de reeducação alimentar e de aconselhamentos para melhorar os maus hábitos de vida e corrigir os vícios de postura.

O Princípio da Polaridade:
Assim como a terra e o sol têm pólos magnéticos norte e sul, também nossos corpos os têm. De fato, tudo o que fica na parte de cima do planeta tem uma carga positiva(+) e uma carga negativa(-) na base. Os padrões de polaridade no corpo seguem os princípios eletromagnéticos encontrados por toda a Natureza.
- a parte alta do corpo tem carga positiva
- a parte dos pés tem carga negativa
- o lado direito do corpo tem carga positiva
- o lado esquerdo do corpo tem carga negativa. Quando os pólos positivo e negativo de magnetos são postos juntos, há uma corrente de atração entre eles.

Igualmente, a energia de polaridade é dirigida magneticamente ao longo de uma das linhas de força existentes no corpo sutil para alinhar e restabelecer as polaridades vitais do corpo. Sendo assim, o terapeuta de polaridade atua no sentido de restabelecer o fluxo das linhas eletromagnéticas através da aplicação correta entre os pólos estabelecidos no corpo da pessoa utilizando procedimentos adequados com suas mãos que acentuem os fluxos de carga positiva e negativa formando uma corrente eletromagnética necessária para o restabelecimento das energias sutis do corpo.

As Linhas Sutis do Corpo:
Em cada lado do corpo circulam cinco longas correntes verticais de energia. Do lado direito, elas fluem para baixo, pela frente do corpo, e sobem pela parte de trás; do lado esquerdo, elas fluem para cima, pela frente do corpo e descem por trás. Essas linhas sutis que permeiam o corpo estão ligadas aos chakras (vórtice rodopiante de energia que gira no sentido horário quando visto por trás), ou seja, centros de energia distribuído pelo corpo que alimentam de energia vital glândulas e órgãos correspondentes aos seus locais de atuação.
Os chakras geram um fluxo ascendente e um descendente de energia, formando as longas correntes verticais de energia. Esses chakras funcionam como fonte impulsionadora de energia para a pulsação dos cinco elementos que regem o corpo sutil, pois a qualidade de energia de cada chakra está ligada diretamente a um tipo de elemento que funcionam por sua vez como ponte entre o físico e a mente regendo as expressões físicas das atividades emocionais.

Segundo o Dr. Stone toda vida é pulsação, movimento. Se não houver movimento não haverá vida. Seguindo essa premissa compreendemos que todo processo desarmônico pode estar ligado diretamente a bloqueios de energia, ou seja, alteração do fluxo de energia ao longo das linhas sutis, dos chakras e/ou dos elementos. O terapeuta da polaridade através de simples manipulação com impostação de mãos e suave massagem pode restabelecer a ordem harmônica do corpo.

...

Postagens mais visitadas deste blog

FÍGADO E VESÍCULA

Homeopatia

Os Nosódios Vivos do Dr. Roberto Costa