BROTOS

Como fazer:

  • Lave bem os grãos e deixe uns 10 minutos imersos em solução com hipoclorito – assim eliminamos a possibilidade de desenvolvimento de salmonelas etc.
  • Enxágue bem e deixe de molho umas 5 horas (ou até de um dia para outro).
  • Escorra bem e deixe num vidro ou tigela cobertos com um pano. Só tome o cuidado de não deixar excesso de água no fundo do recipiente.
  • Toda vez que se lembrar, enxágüe e escorra (ou, no mínimo, umas 3 vezes por dia).
  • Deixe longe da luz, mas num lugar ventilado. O excesso de luz vai deixa-los mais esverdeados, pois tem formação de clorofila. Se quiser mais branquinho, apático, deixe no escuro.
Toda vez que enxaguar, aproveite para ir tirando as casquinhas verdes que se soltam. Por volta do terceiro dia já estarão crescidinhos.
É só comer.

Os brotos são alimentos altamente nutritivos e podem ser usados na alimentação em formas de saladas, sucos e recheios de sanduíches.
Ricos em vitaminas (C, B1, B2, B3), minerais (ferro e zinco), carboidratos, fibras e proteínas.
A alta concentração de clorofila nos brotos ajuda na eliminação de toxinas do sangue, fortalece o sistema imunológico e auxilia no equilíbrio do metabolismo.

Os brotos possuem grande quantidade de substâncias bioflavonóides (antioxidantes naturais produzidos pela planta como mecanismo de proteção) que atuam como anticancerígenos nas células humanas.

Vitaminas A, C e E previnem a oxidação de gorduras no sangue, inibindo assim a formação de radicais livres no organismo. São boas fontes dessas vitaminas, principalmente A e C.

São utilizados em dietas por atletas, substituindo a carne, além de ser utilizado como fitohormônio pelas pessoas que precisam de reposição hormonal e não podem fazê-lo através de produtos sintéticos.

A grande vantagem é que os brotos não precisam de agrotóxicos, pois são colhidos prematuramente, ainda com altíssima energia vital.

...

Postagens mais visitadas deste blog

FÍGADO E VESÍCULA

Homeopatia

Os Nosódios Vivos do Dr. Roberto Costa