A Homeopatia e as dores...


...

A Homeopatia pode ser procurada para os mais diferentes tipos de dor, e associada ou não a outras formas de tratamento.

Arnica montana:

Importantíssimo na dor advinda de qualquer forma de traumatismo. Tem como característica a sensação de contusão, como se o corpo estivesse "macerado". Serve também para as dores pelos excessos de exercícios.

Rhus toxicodendron:

Às vezes, nos referimos a dores que melhoram enquanto nos movimentamos, mas pioram terrivelmente quando ficamos parados. Esta é a característica deste remédio. Dores que agravam pelo tempo frio e úmido também são contempladas.

Hypericum perforatum:

Qualquer contusão ou ferimento em que haja injúria dos nervos. Nevralgias, como dores ciáticas ou ao longo da coluna vertebral.

Ruta graveolans:

Excelente remédio para tendões, cápsulas sinoviais e articulações. Dores reumáticas em punhos e tornozelos etc. Tem grande atuação sobre os olhos também, associado ou não a cefaléia nesta região.

Magnesia phosphorica:

Alguns a consideram o maior remédio homeopático para dor, tamanha a sua abrangência. Serve para neuralgias, bem como para câimbras e espasmos.

Colocynthis:

Grande remédio para cólicas intestinais. A pessoa precisa curvar-se para frente para aliviar a dor. Atua bem em dor ciática e em cólicas uterinas.

Dulcamara:

A indicação muito freqüente é para as dores causadas ou agravadas pelo tempo frio e úmido ou pela mudança súbita de tempo quente para tempo frio. Dores lombares, reumatismos, dores cervicais, com pescoço endurecido, dores de cabeça etc.


É necessário especificar sua potência, posologia e forma farmacêutica.

Alguns destes remédios também são usados na Fitoterapia, mas com preparações e abordagens diferentes. Aqui só foram descritos medicamentos utilizados sob o conhecimento e prática da Homeopatia.

Há ainda muitos remédios nesta temática, mas sua descrição ficaria muito extensa.

A prescrição é sempre individualizada, ou seja, o que serve para um pode não servir para outro.

...

Postagens mais visitadas deste blog

FÍGADO E VESÍCULA

Homeopatia

Os Nosódios Vivos do Dr. Roberto Costa