Onde se Encontra a Fome?
...
Você sabe onde está a fome? Provavelmente você deve ter pensado: "Nas comunidades carentes, é claro!" Mas não é bem assim. Pesquisas constantes de nutricionistas de todo o mundo têm apontado para o que conhecemos como a "fome oculta".
O que é a fome oculta?
É um estado de desnutrição em termos de alguns nutrientes (principalmente vitaminas e sais minerais), encontrado inclusive em camadas mais abastadas da sociedade. À sombra de uma alimentação aparentemente "rica", ela é proveniente de uma dieta carente de frutas, legumes e verduras – principais fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, que promovem uma boa digestão e, consequentemente, um bom aproveitamento de todos os nutrientes – e muito rica em alimentos refinados, industrializados e conservas. Estes hábitos alimentares podem estar presentes desde a infância.
A monotonia alimentar pode ser responsável pela fome oculta?
Sim, pois o metabolismo de um nutriente depende do outro. Assim, a monotonia alimentar – principalmente entre os adolescentes, onde o consumo de um mesmo tipo de lanche (pão, refrigerante e complementos) é diário – faz com que as poucas vitaminas da alimentação não sejam bem aproveitadas.
A fome oculta traz alguma conseqüência?
Sim. O reflexo dessa carência vem ao longo dos anos, quando, ainda jovens, as pessoas manifestam problemas metabólicos importantes. Alguns desses problemas são a osteoporose (Síndrome que causa a fragilidade óssea), devido à falta de cálcio; a anemia, por falta de ferro; problemas na visão e na pele, devido à carência de vitamina A. São problemas não facilmente perceptíveis e, depois que se manifestam, são muito difíceis de reverter. Muitas vezes, as pessoas já chegam à adolescência com carência de diversos nutrientes – o que, muitas vezes, não se nota de imediato.
O que pode ser feito para evitar a fome oculta?
A solução está em uma alimentação variável e completa, onde todas as refeições tenham frutas, legumes e verduras, e onde as calorias vazias (doces e refrigerantes, por exemplo) sejam deixadas de lado.
Cabe a cada um de nós ajudar a combater a fome – todas elas.
Esta coluna foi escrita pela nutricionista Cláudia H. Y. Hoff com o auxílio da Equipe Janssen Cilag.
...